08/07/2013 06:16:27

'PRATICANDO A PALAVRA'


 

Texto : MATEUS 7:24-29.
Introdução: Precisamos dar importância aos mínimos detalhes da vida. pois sem eles estaremos incompletos. Pensando nisso o Senhor Jesus nos chama a atenção, a um detalhe muito importante. "A Pratica dos seus ensinos".

 

I - LER A BÍBLIA, DECORAR VERSÍCULOS, OUVIR ENSINAMENTOS SÓ, NÃO BASTA.
A - Para nos ensinar, o Senhor usa uma figura. "Os dois fundamentos".
B - O homem que construiu a sua casa sobre a Rocha, e o que construiu sua casa sobre a areia.
C - Ele afirma que as duas casas sofreram e enfrentaram as intempéries climáticas. A chuva forte, o transbordar dos rios, o soprar dos ventos.
D - A casa edificada sobre a rocha, superou tudo e permaneceu intácta, mas infelizmente a casa, que foi construida sobre a areia, acabou desabando. V. 27

 

II - APLICAÇÃO:

Veja João 16:33, Naum 1:3,p/3. O Senhor tem o seu caminho na tormenta, e na tempestade...

1º. Aplicando este ensino aos dias atuais, o que você entende pela a expressão. "Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram conta aquela casa"? V.25.

 

III - PERGUNTAS PARA REFLEXÃO.
1º - Qual é o detalhe, que o Senhor Jesus destaca neste texto, para que o cristão não seja imcompleto. Porque?


2º - Em sua comparação, o Senhor Jesus afirma que os dois personagens ouviram a palavra de Deus. Em sua concpção, porque que só um deles, foi beneficiado por Deus? Explique.

 

3º - O mundo tem evoluido, vivemos a pós modernidade, tecnologia, informática, etc. É o tempo da modernidade. O mundo em relação a questão de rapidez às noticias, está na mão do homem moderno. O que seria para nós hoje praticar a palavra de Deus, será que houve mudanças também, em relação ao tempos bíblicos?
R. Veja. Fl.2:3-11. Gl 5:22-23, Ef. 4:17-32. 5:2-8. Ef. 1-6. Tg. 4:17

 

4º- Na concepção do Senhor Jesus (sentido espiritual) o que seria construir a sua casa sobre a areia? Quais seriam os riscos e prejuizo para o cristão. Dê exemplo?

 

5º - Ainda pensando sobre este Tema "PRATICANDO A PALAVRA" o que Tiago queria nos mostrar neste texto, ao dizer: "Todo homem seja pronto para ouvir". Tiago 1:19.

 

6º - Agora veja Tg 1: 22-25 e responda. O que significa a Palavra bem aventurado? e o que leva neste texto o homem, ser bem aventurado no que realizar? Explique.

 

CONCLUSÃO: Este detalhes para muitos não tem nenhuma importância. mas para aquele que conhece as verdades estabelecidas por Deus não é um detalhe comum como muitos outros, mas é o único meio do cristão entrar no céu e desfrutar do descanso eterno.


Vanilton Faria de Lima
Pastor. Igreja Batista Nacional.
Email. prvanilton@yahoo.com.br
Presidente da Ormiban-MS
Email. ormibanms@hotmail.com
 





BÍBLIA ONLINE

NOTÍCIAS