15/05/2013 05:53:28

O BOM SABOR, E O BOM CHEIRO


 

    “ O BOM SABOR, E O BOM CHEIRO”

 
Texto : MT. 5:13-16.
Introdução: O Senhor tem separado, e está separando um povo na terra, para ser o bom cheiro e o bom sabor de Cristo.
 
1– PARA ENTENDER BEM, ESTE ASSUNTO; PRECISAMOS COMPARAR COM OS ALIMENTOS QUE DEGUSTAMOS.
A - Há alimentos que por natureza não tem sabor, outros tem um sabor ruim, mas ao provar encontramos na culinária brasileira produtos e alimentos com um bom cheiro e um ótimo sabor, que ao lembrar deles nos trás àgua na boca.
B - Como por Ex. O popular churasco, a lazanha, peixe assado, frango caipira, o carneiro recheado, o bolo de milho a pamonha, etc.
C - Agora infelizmente, quando esses produtos se estragam, pode até ter boa fama, e boa marca, mas eles perdem, o bom cheiro e o bom sabor.
D - Aplicando isso ao ensino do Senhor Jesus. Ele diz que nós ( a igreja) é o sal da terra, e a Luz do mundo. Sabemos que o Sal é o ingrediente mais importante em uma cozinha brasileira. Se faltar o sal, se perde o sabor e os alimentos se estragam.
 
II - NÃO PODEMOS PERDER O SABOR E O BOM CHEIRO.
A - O Senhor Jesus disse que se o sal perder o sabor para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Explique.
B - Este mundo ainda tem sabor por causa da igreja de Jesus. Ela tem trazido o sabor a muitas vidas, com a mensagem de Cristo, mas o dia que a Igreja for arrebatada, a terra ficará sem o bom cheiro e o bom sabor de Cristo, ela (terra) infelizmente vai fcar aos caos.
C - Imagine então, como ficará este mundo!!! Sem a Igreja e o Espírito santo?
D - Veja o que o Ap. Paulo diz a igreja de corintios. II Co 2:14-17. Explique
E - Para Deus somos o bom cheiro de Cristo. ... E por meio de nós manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento.
C - Isso é incrível!!! Fomos chamados por Deus para ser o Bom Sabor e o bom Cheiro de Cristo. Eu pergunto? Será que eu e você (a igreja) temos transmitido o bom sabor e o bom cheiro do seu conhecimento (Jesus)ao mundo ao mundo?
III– VEJA O QUE SALOMÃO DIZ.
A – Eclesiaste 10:1 Assim como a mosca morta faz que o ungueto do perfumista exale mau cheiro, da mesma forma um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria e a honra.
B - Muitas vezes, não percebemos e não nos incomodamos com uma mosca morta caida no chão. Mas por outro lado percebemos e nos incomodamos com um animal morto, cheirando mau. Ex.(gato, cachorro, cavalo), etc.
C - O escritor diz que uma mosca morta faz que o unguento do perfumista exale mau cheiro. Ele afirma que um pouco de estulticia pesa mais do que a sabedoria e a honra.
D - Veja alguns Sinônimos de Estulticia. Estupidez, inbecilidade, insensatez, ignorácia, tolice, asneira, burrada, etc.
E - Não é preciso muito, um pouco só, pesa mais que a sabedoria e a honra. É difícil de construir um bom nome, mas para estragar, prejudicar não é preciso muita coisa, só um pouquinho de estupidez, inbecilidade da nossa parte.
F - Isso prejudica a nossa reputação, a nossa imagem e por consequencia perdemos o sabor e o bom cheiro de Cristo. Isso é muito sério.
 
IV - AQUILO QUE LEVAMOS MUITO TEMPO PARA CONSTRUIR PODEMOS NUM MINUTO OU SEGUNDO DE BURRADA E ESTUPIDEZ DESTRUIR TUDO.
A - A Estultícia é algo muito serio. O que as mãos controem a boca destroi.
B - Quantos jovens que num momento de estultíce destruiram as suas vidas, como por exemplo: numa palavra mau colocada.Outros ao provar as Drogas, bebidas, sexo ilícito. Veja I Co 15:33. Não vos enganeis: as más conversações (conpanhias) corrompem os bons costumes.
C - Quantas, vidas, famílias, casamentos foram destruidos e sem volta por um pouco de estultíce.
D - Veja o que o Ap. Paulo afirma, I Co 5:6. ...não sabeis um pouco de fermento leveda toda a massa?
 
V - FOMOS CHAMADOS E SEPARADOS POR DEUS PARA FAZER A DIFERENÇA NESTE MUNDO.
A - Por isso, precisamos ser prudentes; sempre lúcidos. Ter relacionamento, comunhão, intimidade e vida com o Espírito Santo de Deus. 
B - Paulo fez a diferença. Veja Atos 27:9-11;13-44. Quando levado preso para Roma. Paulo foi o bom sabor e bom bom cheiro de Cristo no meio de uma tripulação de (276 pessoas) que estavam em um navio no meio de uma tempestade, e sem esperança de se salvarem. Veja V.22-26. 
D - O bom sabor e o bom cheiro é o bom testemunho de vida.
 
CONCLUSÃO: Se você não é, ou não tem sido o bom sabor e bom cheiro de Cristo. Deus pode, e quer mudar a sua história e a sua vida a partir de hoje, por isso se renda ao seu chamado nesta noite.
 

Vanilton Faria de Lima

 Pastor. Igreja Batista Nacional.

 Email. prvanilton@yahoo.com.br

 Presidente da Ormiban-MS

 Email. ormibanms@hotmail.com





BÍBLIA ONLINE

NOTÍCIAS