27/07/2013 05:24:57

O AMOR DE DEUS


  “ O AMOR DE DEUS.”    14/07/2013

 

Texto : OSÉIAS 2:14-15.

 

Introdução: Precisamos entender o Amor de Deus. No contexto do Livro do Profeta Oséias temos uma grande alegoria, (uma comparação do Amor de  Deus por Israel, hoje a Igreja).  Deus manda o Profeta Oséias casar-se, com uma mulher de prostituições e ter filhos com ela. Veja Oséias 1:2. Logo depois, ela se volta para outros homens, mas Deus mandar o Profeta se reconciliar com ela. Veja Oséias 3:1. Essa alegoria (figura) revela o amor de Deus por Israel. Deus sempre buscando e perdoando só pelo fato de amar. Um amor incondicional e incomparável.

 I - DEUS HAVIA LIBERTADO O SEU POVO DA ESCRAVIDÃO DO EGITO.

A -  O Senhor precisou mandar as dez pragas no Egito, para tratar com o Rei Faraó, a fim de ele liberar o povo de Israel.

B - Ninguém pode lutar com Deus e vencer. Você não pode se endurecer o seu coração para Deus. Veja PV. 29:1. O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

B - Mais de dois Milhões de pessoas saíram do Egito em um só dia. O Egito era a Nação mais poderosa do mundo na época. Veja Êxodo 3:29-43.

C - Israel havia visto e experimentado o grande poder de Deus. O Senhor abriu o mar vermelho, com um forte vento oriental. Fez brotar água da rocha. Sustentado o povo com o maná do Céu em fim feito muitas maravilhas no meio do seu povo.

 

 

II - ISRAEL NÃO RECONHECE O FAVOR DE DEUS, POIS SE PROSTITUI, VOLTANDO PARA OUTROS DEUSES.

A - Veja Oséias 4:15-18. Se entregam aos ídolos, à idolatria e apostasia.

B - Por isso o Senhor disse ao seu povo: Veja Oséias 2:14,15. Eu a atrairei ao deserto, e lhe falarei ao coração.

C - O amor de Deus é incondicional para com o seu povo. Por amor, Ele os atrai ao deserto para falar ao coração. Deus não quer o seu povo com outros amantes. Adorando outros deuses. Não Deus ainda Ama!!! Ele esta disposto a pagar um preço alto só porque ama.

 

D - O fato de levar para o deserto é para que eles ouvissem a sua voz. 

 

E - Há pessoas que não ouvem a sua vóz onde está. (lugar de prosperidade, de festa, saude, alegria).

 

D - Aprendo que deserto não é bom aparentemente, mas por outro lado é lugar de cura, tratamento, libertação.

 

III - NO DESERTO DEUS FALA AO CORAÇÃO E TRAZ ESPERANÇA.

 

A - Ali lhe darei a suas vinhas, e o vale de Acor, por porta de esperança.

 

B - Acor representa problema e sofrimento. Veja JS 7:24-26.

 

C - Jesus é o que garante a transformação de vales de problemas, dor, pecado, vergonha, em memoriais de esperança, Ele é quem nos atrai com cordas de amor eterno para uma direção particular, onde reine o amor, a paz, e a alegria.

 

D - Ali ela cantara, como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.

 

E - Imagine só, mais de dois milhões num só dia saindo do Egito, da escravidão e do sofrimento, livres e libertos com sorriso no rosto e muita alegria.

 

F - Deus promete uma porta de esperança, neste vale de dor, problema e sofrimento, para você.

 

G - Deus nos leva ao vale porque não quer que ficamos enganados e iludidos pelo inimigo.

 

H - Isso prova o amor de Deus por você. Jesus é a solução. Ele é a porta da Esperança neste vale de dor e sofrimento da tua vida. (Acor)

 

I - Deus abre uma porta de esperança para você. Se renda e Ele nesta noite, não vale apena lutar contra Deus (você se lembra, qual foi o fim de do Rei Faraó. Morreu no meio do mar, com todo o seu exercito). Entregue a sua vida a Jesus. Deus te ama e tem promessa de vida eterna.

 

V - APLICAÇÃO:  PERGUNTAS PARA REFLEXÃO.

 

1. Discorrendo na mensagem ministrada no domingo, no seu contesto, porque que Deus mandou o profeta Oséias casar-se, com uma mulher da vida (prostituta) sabendo que ela não seria fiel ao profeta? Como de fato não foi, voltando-se para outros homens. E porque ainda, Deus manda o Profeta se reconciliar com ela, depois de se voltar para vários homens. Explique.

 

2 - No seu entendimento Bíblico qual seria o pecado que o povo de Israel cometeu, e porque o Senhor atriu, e os levou ao deserto, qual o objetivo de tudo isso? Explique.

 

3. O Senhor prometeu para o povo a suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança. O que o Senhor queria dizer com isso. Qual a mensagem principal? Explique.

 

 

 

Vanilton Faria de Lima
Pastor. Igreja Batista Nacional.
Email. prvanilton@yahoo.com.br
Presidente da Ormiban-MS
Email. ormibanms@hotmail.com

 

 

 

 

 

 





BÍBLIA ONLINE

NOTÍCIAS