15/05/2013 05:29:27

É PRECISO SONHAR SONHOS DE DEUS


 “ É Preciso Sonhar Sonhos De Deus”

 

Texto : Gn 37:3-11 e 23,24.

Introdução: Todos nos temos sonhos de Deus. Os sonhos de Deus nos faz prosseguir em fé, esperança e nos traz a visão da realização dos nossos projetos futuros.

1– QUEM TEM SONHOS DE DEUS?

A -  JOSÉ ERA UM GRANDE SONHADOR DA BIBLIA. Ele era de uma linhagem de sonhador, veja Gn 28:10-12, Jaco seu pai fez das pedras como traveseiro e sonhou sonhos de Deus.

B –Talvez a nossa condisão seja bem melhor que a de Jaco e José hoje. Voce pode encostar sua cabeça em um travesseiro daqueles com espuma especial, coxão ortopédico, e com certeza recebemdo esta palavra de hoje,  você  vai chegar e ter sonhos de Deus.

III–SONHOS APROVADO POR DEUS.

A –Temos sonhos Grandes, medios e pequenos. Todos dependem 100% de Deus e 100% de nós, para se concretizarem. É onde entra a nossa fé e determinação.Eu pergunto. Você é determinado no que você quer alcançar de Deus?

B – Deus é o que opera em nós. Veja Fl. 2.13. Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Veja Ap. 1.8.Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

C - Devemos sonhar os sonhos de Deus. Quando o Sonho é de Deus,  ele já está aprovado. Precisamos somente perseverar para alcançar, para  que nossa fé não seja abalada pelas palavras contrárias, provações e opressões do mundo.

D - Quando perseveramos contra os ataque do inimigo, somos moldados.  Pois sabemos que uma das funções dele é alem de matar, destruir tambem é de roubar. João 10.10.

III - O SONHADOR É DIFERENCIADO, E POR ISSO MUITAS VESEZES É INVEJADO.

A - Gn 37:5-8. Os irmãos de José já o ivejavam, por ser ele, mais amado pelo seu pai, pois era filho de sua velhice e ainda usava uma tunica    colorida V:3,

 B - A  grande e maior parte dessa inveja, não era, só por causa do amor do pai ou pelas veste que ele usava,  mais sim, porque todo sonhador é diferenciado ele se destaca no seu geito de falar, pensar, agir e a sua visão é sempre pela fé.

C – Os Invesojos: São pessoas que não tem sonhos, não conhecem os sonhos de Deus e não sabem como Deus age atravez dos sonhos.

D - A história de Jose nos ensina que os invejosos são pessoas que estão sempre a nossa volta, dentro de nossa própria família, pois conhecem os nosso sonhos.

E - Precisamos  ter o dicernimento para não desanimar ou  perecer diante dos comentarios, maldosos que ouvimos, mas  sempre ter uma palavra sabia para incentivar as pessoas a que sonham os sonhos de Deus.

IV- O SONHADOR NÃO INVEJA, E SIM SONHA JUNTO OS SONHOS DO ANJO DA IGREJA, LIDER E DE SEUS IRMÃOS.

A –Gn 37:9-11. José teve outro sonho e contou ao seus irmão a seu pai, porem os seus irmão continuaram a invejar muito mais porem seu pai guardara este sonho em seu coração. Porque Jaco guardou este sonho em seu corração?

B –Gn 28:10-12. Como ja lemos Jaco entendia muito bem e conhecia como Deus agia em sonhos. Porque ele tambem era um sonhador, o sonhador não critica, não da palavras negativas e não tem inveja e sim sonha junto com o anjo da igreja junto com seu lider e seus irmão porque ele sabe muito bem como é os sonhos de Deus e como Deus age atraves desses sonhos.

 

V – O SONHADOR TEM QUE PERSERVERAR, TER FÉ E SER FIEL A DEUS.

.Gn. 37:23-24. José é humilhado pelos seus irmãos. Eles tiram a sua túnica de varias cores e ele fica sem sua vestis. E lança ele dentro de uma cisterna um buraco vazio. E a caminha de José não foi fácil. Todo grande sonho tem provações. Fazendo um panorama na caminhada de José ele foi vendido como escravo aos midianitas.Depois na casa de Potifar, Deus era com ele, caiu na graça de Potifar e tomava conta de seus negócios mais a mulher de Potifar desejou José mais José era FIEL A DEUS. Ela caluniou contra ele, foi levado para a prisão, mas Deus era com ele, caiu na graça do carcereiro e organizava as coisa da prisão. Interpretou o sonho do copeiro e do padeiro, e através dessa interpretação ele foi mencionado para Faraó. Faraó teve sonhos e não havia quem interpretasse. José interpretou o sonho de Faraó os  das 7 vacas e das 7 espigas.  Faraó foi prospero e José se tornou o Governador do Egito e o sonho de José se completa quando sua família devido à ecassez de alimento vai ao Egito e teve que se inclinar diante de José...OBS faça seu resumo. Entendemos que José teve que perseverar, ter fé e ser fiel a Deus e o seu sonho se realizou conforme Deus tinha lhe dado.

C – Entendemos que a cisterna, logo no começo da caminhada de José, significava o ponto de partida o trampolim para que seu sonho se realize. Muitas  vezes nos desistimos dos nosso sonhos logo na primeira dificuldade, por causa das prova, luta ou opressão, sendo que na verdade é o ponto de partida para o sucesso.

D -  Nenhum sonho é fácil, não é como ir a um supermercado e pegar na prateleira.  Hoje quero um sonho. Ser um pregado, ter meu filho longe do mundo, longe das drogas, minha família salva, minha empresa ou trabalho prosperando etc... O sonho exige perseverança, fé e fidelidade

 

CONCLUSÃO:O problema não esta na cisterna, nem na fundura ou  na dimensão dela, e sim quem esta dentro dela. Então não importa a luta que você esta passando, a prova, dificuldade ou opressão. Deus é poderoso para fazer muito mais abundantemente segundo o poder que em nos opera. O segredo é quem esta dentro da cisterna e se está cheio de Deus, cheio do PODER cheio da UNÇÃO. Quando Deus enche um vaso ele transborda e logo ele transbordando a cisterna vai se encher também. Não importa o tamanho da sua prova não importa o tamanho e dimensão da cisterna pois cedo ou tarde ela também vai ter que encher e transbordar, ai é onde o sonhador sai glorificado, perseverando, com sua fé renovada e continua sua caminhada sendo fiel a esse Deus maravilhoso e compreendendo o que são os sonhos de Deus.

 

Heffren Girotto Ushigima

 

Diácono. Igreja Batista Nacional.

 Email. hgu.ibn@gmail.com





BÍBLIA ONLINE

NOTÍCIAS