13/06/2013 06:12:29

'ANDANDO EM FÉ'


 

Texto : HEBREUS 11:1-3. E MARCOS 5:21-25, 35-43.


Introdução: A fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova de fatos que não se vêem. Andar em fé, é andar, em certeza, que Deus fará o que promete em sua palavra. Entendo que andar em fé é optar por aquilo que é mais difícil, (principalmente na ótica natural, daqueles que andam segundo a carne ou segundo o modelo de Tomé, tem que ver, ou sentir, para crer). Pois sabemos que o homem por natureza é imediatista (não tem paciência, não gosta de esperar). É nesse sentido que afirmo que andar em fé é optar por aquilo, que aparentemente, parece ser mais difícil.

 

I - ANDANDO EM FÉ, ALCANÇAMOS UM BOM TESTEMUNHO.
A - O segundo versículo de Hebreus 11, afirma isso: "Pela fé os antigos alcançaram bom testemunho". Hoje, e principalmente na época dos Patriarcas era e é loucura andar pela fé (Os patriarcas não tinham, um referencial) Hoje é diferente temos muitos referenciais e exemplos. Os antigos que andaram pela fé e por consequencia alcançaram bom testemunho..
B - Veja 1 Coríntios 2:14-15. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
C - O homem natural não entende, aqueles, que andam pela fé, mas já o espiritual sabe dessa necessidade.

 

II - A FÉ NOS LEVA A ENTENDER A CRIAÇÃO.
A - O mundo, não surgiu de uma explosão cósmica, como muitos estudiosos afirmam. Não. Os mundos foram criados pela palavra de Deus. Tanto o mundo físico como o espiritual (onde atuam os demônios e anjos de Deus).
B - A fé nos leva a entender que os mundos foram criados pela palavra de Deus.
C - Veja isso em Gênesis 1:2-3. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
D - O Espírito de Deus estava aguardando a Palavra de comando (de Deus), para criar. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E - A Palavra é o veículo e a fé é o combustível na vida do crente em Cristo.
D - Não adianta nada ter a palavra de Deus em mãos, se não tivermos a fé. Infelizmente há muitos que conhecem o Logos (Palavra escrita), mas não tem o Rhema, (a revelação, a palavra que sai da boca de Deus).

 

III - ANDAR EM FÉ, NÃO É TÃO FÁCIL COMO MUITOS PENSAM.
A - O mundo prega que é preciso ter fé em Deus, mas não sabe de onde ela se origina. Veja Romanos 10:17. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
B - Ao ouvir a pregação da palavra de Deus, recebemos o Rhema, a revelação. A fé, ou quantidades (medidas de fé) em nosso coração. Medidas essas que nos levam a alcançar bom testemunho.
C - Andar em fé não é fácil. Muitas vezes, seremos incompreendidos pela família amigos,e por aqueles que estão a nossa volta.
D - Andar em fé implica renuncia ao nosso eu, submissão ao que Deus disse, e é isso que nos leva muitas vezes a entrar em conflitos.

 

IV– A ATITUDE DE JAIRO, É DE ALGUEM QUE ANDA, EM FÉ.
A – Veja MC. 5:21. Jairo deixou a sua filha em casa enferma, à morte, e foi e se prostrou aos pés do Senhor Jesus e rogou que ele fosse com ele. Jairo sabia e cria que o Senhor Jesus podia mudar aquele quadro.
B - Muitos, no lugar ou condição de Jairo, faria qualquer outra coisa (levaria para pronto socorro, hospital), etc.
C- O texto afirma: (MC.5:35), que quando Jairo aguardava o Senhor Jesus vieram alguns de casa e disseram A tua filha está morta. Por que incomoda o Mestre.
D - Quando o Senhor Jesus ouviu isso disse a Jairo. "Não temas, Crê somente". Entendo que esta é a palavra que sai da boca de Deus. O Rhema a revelação.
E - Jairo não entrou em desespero em nenhum momento. Andar em fé é não entrar em conflito, ou em desespero. É andar em certeza.
F - Ao entrar, (na casa de Jairo). Jesus disse: Por que vós alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. V. 39...Mas riam-se dele.
G - Repito. Andar em fé, para muitos, parece ser loucura. A incredulidade impede o mover de Deus.
H - Veja Mt 13:58. E não fez ali (Nazaré) muitos milagre, por causa da incredulidade deles. O Senhor Jesus pegou apenas o pai e a mãe da menina e os seus discípulos e entrou no quarto onde a menina estava e disse: Menina eu te ordeno, levanta-te. Imediatamente a menina levantou-se e começou a andar.V. Mc. 5:41,42.

 

CONCLUSÃO: Fomos chamados para andar em fé, Sem fé é impossível agradar a Deus. A atitude de Jairo e a da mulher de Fluxo de Sangue é de alguém que entendeu a importância de alcançar bom testemunho, e acima de tudo, agradar a Deus. O Senhor não tem prazer na alma que recua. Somos chamados para agradar a Deus pois ele é galardoador daqueles que o buscam.

 


Vanilton Faria de Lima
Pastor. Igreja Batista Nacional.
Email. prvanilton@yahoo.com.br
Presidente da Ormiban-MS
Email. ormibanms@hotmail.com
 





BÍBLIA ONLINE

NOTÍCIAS