20/06/2013 06:15:10

'A SEDE DA ALMA'


Texto : SALMOS 42:1-11.


Introdução: O Salmos 42, relata a sede, e a busca insaciável de um homem por Deus. O Salmista compara a sua sede, ou necessidade, como a sede, que a corça tem pelas correntes das àguas, principalmente em uma região seca e montanhosa, quanto atacada por um predador. Ele compara, com sua necessidade constante de andar em comunhão com Deus. Ele tem o prazer na presença de Deus. Debaixo dos olhos de Deus, se sente refrigerado e suprido.

 

I - TODOS FOMOS CRIADOS COM UM OCO, (UM VAZIO).
A - Esse, oco, lacuna só é preenchida por Deus. Assim como a Corça, precisa e anseia pelas correntes das àguas, nós precisamos e somos supridos com a presença de Deus.
B - O homem só tem, o quanto ele anseia em seu coração. Enquanto o salmista tem sede por Deus, ele encontra força para lutar e vencer, mas infelismente ao olhar para as circunstâncias problemáticas ao seu redor, atravessa um ponto baixo da vida, pelo que diz, (v.3). As minhas lágrimas se tornam pão para mim de dia e noite.
C - Essa é uma descrição terrível.
D - Em primeiro lugar, isso, revela uma tristeza profunda, então; ele se desmancha em lágrimas.
E - Em segundo lugar, ele não consegue se alimentar direito, por tamanha tristeza. É como, se, suas lagrimas fossem o seu alimento.
F - O que levaria a tanto sofrimento?
G - Em terceiro lugar, dá a entender que, ele estava sendo zombado pelos outros, por algum sofrimento que, perdurava. Veja (V.3p/b) Onde está o teu Deus? Tudo leva a crer, que também ele era acusado, que estava abandonado por Deus. Isso o leva a profunda angústia e abatimento.

 

II - ESTE SALMOS REVELA O CONFLITO E A VIRA VOLTA DO SALMISTA.
A - Em conflito, (V. 4), em vez de comtemplar o futuro, olha para o passado e se alegra ao lembrar, de quando ia, para a casa do Senhor com gritos de alegria e louvor, entre a multidão festiva. Ele encontra forças, para sair da angústia.
B - Veja (V.8). “De dia o Senhor estabelece a sua fidelidade e de noite eu canto uma oração ao Deus da minha vida”.
C - Que transformação!. Ao derramar as suas lagrimas, o Senhor o reveste de graça e força. Agora ele esta disposto a enfrentar todas as lutas tendo em mãos, a fidelidade do Senhor para protegê-lo como um escudo.
D - Veja Mateus 14:24-36. Um paralelo. Pedro, como um homem de fé e poder, mas, também é pintado, como um homem de pouca fé, diante da força das ondas. Enquanto Pedro tinha seus olhos fixos em Jesus, mantinha-se, também, sobre as águas. Mas quando voltou seus olhos para vento e o mar, começou a afundar e teve de clamar por socorro ao Senhor a fim de não perecer.

III - PERDEMOS O MELHOR DE DEUS, QUANDO NOS VOLTAMOS, PARA OUTRAS COISAS. (Exemplos acima).
A - Veja Proverbios 27:7. A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce.
B - Precisamos sempre ter fome e sede de Deus, como o Salmista relata no Salmos 42. Salomão afirma que a alma farta pisa favos de mel.
C - O homem quando se sente farto (cheio) de entendimento da Palavra de Deus, ele despreza o ensinamento e a instrução do Senhor, por isso se encontra em grande perigo. Deus por sua vez o despreza.
D - Mas por outro lado Salomão afirma. "A alma faminta todo amargo é doce".

 

IV - VEJA. DEUS DÁ, O SUPRIMENTO, PARA A ALMA FAMINTA.
A - Veja, Salmos 18:6. Davi na sua angústia clamou e o Senhor se levantou do Trono e veio ao seu encontro e derrotou (destruiu) todos os seus inimigos.
B - Deus não despreza a Alma sedenta, que o busca. Ex, Ana no Templo. I Sm 1:10, 19. A mulher do fluxo sangue. Mt 9:18-26. O Cego de Jericó Mc 10:46-52.
C - Veja Salmos 51:17. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

 

CONCLUSÃO: Aquele que tem fome e sede de Deus, vai sempre ouvir, a palavra que sai da boca de Deus. O Rhema a Revelação. O que o levará, sempre ter o suprimento que precisa, para vencer as tribulações e aflições da vida. Como o Salmista; sempre terá um bom testemunho. O Senhor o livrará, no dia da angústia, pois se encontrará seguro e protegido.

 

Vanilton Faria de Lima
Pastor. Igreja Batista Nacional.
Email. prvanilton@yahoo.com.br
Presidente da Ormiban-MS
Email. ormibanms@hotmail.com
 





BÍBLIA ONLINE

NOTÍCIAS