05/07/2013 07:57:58

A GRANDE CEIA, O GRANDE BANQUETE


     A GRANDE CEIA, O GRANDE BANQUETE

           23/05/2013

 

Texto : Lucas. 14:15-24.

Introdução: O Senhor Jesus, entrou na casa de um dos principais dos Fariseus para comer pão, e ali Ele mostrou para o chefe da religião, que o homem é mais importante do que o sábado, curando um homem hidrópico (doença), (barriga de água, acumulo de liquido), depois falou ainda, por parábolas sobre os primeiros assentos. LC. 14:1-14

 

1– AO OUVIR O ENSINAMENTO, UM DOS QUE ESTAVAM ASSENTADOS COM ELE A MESA DISSE: BEM AVENTURADO O QUE COMER PÃO NO REINO DE DEUS.

A -  O Senhor Jesus, concordou com ele, e disse: Certo homem deu uma grande ceia e convidou a muitos.

B - Era de praxe, naquela época, fazer um convite antecipado requerendo a presença e a confirmação dos convidados, então quando tudo estava pronto (preparado), mandava os servos avisar os convidados que o banquete estava pronto.

C - Mas o texto diz que todos a um começaram a escusar-se.

 D - O 1º disse: comprei um campo e preciso ir vê-lo. O 2º. disse: comprei 5 juntas de bois e preciso esperimentá-la. O 3º. disse: casei-me e por isso não posso ir.

 

II - VIVEMOS EM UM TEMPO DIFÍCIL. EM QUE MUITOS NÃO DÃO IMPORTÂNCIA AO CONVITE E  AO CHAMADO DE DEUS.

A - As pessoas estão envolvidas com tantas coisas neste mundo, e por isso não tem tempo para o Senhor, que deseja uma vivência e comunhão profunda com todos SEUS FILHOS.

B - Veja João 1:11-13. O Senhor Jesus (o salvador), primeiro veio para o seu povo (Israel), mas eles o rejeitaram. Então o convite é estendido aos gentios e a todos os povos da terra sem extinção de cor e raça, nacionalidade, ou classe social.

C -  O povo de Israel não deram importância, para o grande banquete."A Salvação em Cristo Jesus".

 

III -  O GRANDE BANQUETE ESTÁ PRONTO.

A - Tudo foi preparado! O Senhor pagou um alto preço. Veja. ICo 6:20. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. Veja I Pe 1:18,19.

 

B - Tudo está pronto! A Salvação é de graça. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8.

C - Lc 14:21. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.

D - Quando o povo de Israel o rejeitou a (Jesus) o convite se estendeu a nós, os gentios.

E - Entendo aqui, que esse grupo de pessoas (pobres, e aleijados, e mancos e cegos). somos nós que entendemos o plano de salvação e nos achegamos a Deus por meio de Jesus.

 

IV - O PONTO FORTE É QUE ESTE CONVITE AINDA ESTÁ ABERTO E AINDA HÁ LUGAR.

A - Veja Lc. 14: 22-24. O senhor disse: forçai-vos a entrar, para que a minha casa se encha.

B - O Senhor é longânimo. Veja II Pe 3:8.9. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

D - Ainda há LUGAR! O convite para participar do grande banquete ainda esta em aberto. Estamos vivendo o tempo da graça. Mas este tempo é um período. Ele está se encerrando. É preciso entender isso e aceitar o convite . Participar da grande Ceia. "A salvação em Cristo Jesus".

E - Você não poderá chegar diante de Deus e falar que não sabia,  (que não fora convidado).

F - Os convidados deram e inventaram várias desculpas. Veja Lc. 14:33. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo Mt. 10:37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Lc. 14:26. Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai. e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

 

CONCLUSÃO: O Senhor tem, e está. levantado um povo na terra, para participar deste grande banquete espiritual. Muitos tem vindo.

Mas ainda há lugar... Não importa como você está, ou como você se encontra. O Senhor te chama hoje, para um compromisso, estreitar um relacionamento de intimidade com Ele, Assentar à mesa...

Ele quer mudar a sua história de vida, hoje!!!

 

Vanilton Faria de Lima

 Pastor. Igreja Batista Nacional.

 Email. prvanilton@yahoo.com.br

 Presidente da Ormiban-MS

 Email. ormibanms@hotmail.com

 

 





BÍBLIA ONLINE

NOTÍCIAS